Distribuidora de produtos de limpeza

21 de junho de 2022 Redação G2F Comentários

Todas as pessoas desejam um ambiente que seja livre de sujeiras e também de microrganismos. No entanto, isso só acontece quando é feita uma boa limpeza do espaço. Assim, para alcançar esse objetivo, muitos recorrem a limpeza profissional que precisa envolver o ciclo de Sinner em seu processo.

Foi no ano de 1960 que o Dr. Herbert Sinner publicou e descreveu um processo ideal para limpeza. Esse processo, que chama Modelo de Sinner, mostra a eficiência dos processos de limpeza e de higienização por meio de quatro fatores.

Ou seja, o processo ideal de limpeza precisa englobar e possuir interação entre as ações químicas, térmicas, temporais e mecânicas. E isso para atingir o objetivo de remover quaisquer resíduos com facilidade. Para que a superfície e ambiente fiquem limpos e higienizados sem a presença de sujeiras e nem de patógenos.

Dessa forma, dentro do Modelo de Sinner se insere o Ciclo de Sinner. Esse último é uma ilustração que mostra como o modelo deve funcionar e quais as ações que ele possui. De maneira a mostrar a forma como as ações de limpeza devem ser e seguir.

Portanto, conheça como funciona o Ciclo de Sinner e quais são seus quatro fatores essenciais. E isso para realizar uma limpeza profissional que tem sua eficiência comprovada cientificamente. Além de economizar tempo e dinheiro. Continue com a leitura!


A limpeza de acordo com o Dr. Herbert Sinner

Segundo o estudioso Herbert Sinner a limpeza é uma operação. Dessa forma, ela se caracteriza por possuir uma aplicação de um detergente químico com certa temperatura. No entanto, isso precisa ocorrer durante certo tempo para que dissolva ou amoleça resíduos.

Assim, a remoção da sujeira ou patógeno será feita por meio de uma ação mecânica. Essa que removerá qualquer impureza com facilidade. Assim como sem danificar a superfície a qual essa sujeira está.

E para alcançar esse objetivo de limpeza, Herbert Sinner desenvolveu uma representação gráfica para esse conceito. Essa que é o Ciclo de Sinner e a base para qualquer procedimento de limpeza. Seja limpeza profissional ou não.


O que é o Ciclo de Sinner?

Para que aconteça uma limpeza profissional completa é essencial que ela seja eficiente. Isso é, o processo de limpeza precisa ter os menores custos e tempos possíveis. Além disso, a limpeza não pode causar qualquer tipo de impacto negativo nem para o meio ambiente e nem para quem a realiza.

Dessa forma, para uma limpeza profissional que siga todos esses padrões ocorrer, a empresa precisa utilizar de quatro fatores variáveis. Esses fatores são aqueles que compõem e resultam no Ciclo de Sinner.

Assim, o Ciclo de Sinner não é uma teoria, mas sim uma fórmula, criada por Herbet Sinner, que mostra como a limpeza deve acontecer. Ou seja, é um conceito que revela um processo eficiente combinando quatro fatores.

E a combinação desses fatores pode variar de acordo com as necessidades da limpeza e do ambiente em questão. Além de considerar a quantidade e o tipo de sujidades, assim como os equipamentos e produtos disponíveis.

Portanto, para que uma limpeza profissional conclua seu objetivo, o profissional precisa ter um entendimento profundo de cada variável. E isso para que a limpeza seja de qualidade e não cause qualquer dano.

Os quatro fatores do Ciclo de Sinner

Os quatro fatores do Ciclo de Sinner representam processos bem equilibrados. Assim, ao segui-los se consegue uma limpeza ideal e econômica.

Dessa forma, ao combinar perfeitamente a ação mecânica, química, temperatura e tempo, se garantirá a máxima remoção de qualquer sujeira.

Ou seja, é preciso equilíbrio entre cada um desses quatro fatores, de modo que se o profissional de limpeza reduzir algum, outro será aumentado para compensar. Portanto, o Ciclo de Sinner se compõe de quatro fatores.

Ação química

A ação química é o fator que demonstra a função e ação dos produtos químicos de limpeza, isso é, dos detergentes. Mesmo que esse detergente seja ácido, neutro ou alcalino, ele age em um tipo específico de sujeira. E isso com o intuito de fazer com que a sujidade se desprenda da superfície para ser mais fácil de limpá-la.

Dessa forma, a ação química pode se aumentar ou diminuir de acordo com o produto químico utilizado. Assim como pode exigir maior ou menor concentração de produto. Por isso, é essencial escolher e usar um detergente que seja recomendado para o tipo de limpeza que se deseja.

Ação térmica

É essa ação que auxilia na eficiência do produto químico que o responsável pela limpeza utilizar. Ou seja, em uma temperatura específica, a remoção de sujeiras será eficiente.

Por isso, é essencial verificar a qual temperatura o produto precisa ser aquecido. Afinal, esse processo é crucial para o resultado final do processo de limpeza. Pois produtos com alta temperatura têm seu poder detergente aumentado pelo aceleramento das reações químicas.

No entanto, na limpeza normal, dificilmente se aquece um produto, mesmo provada sua eficiência para os resultados. Já na limpeza profissional, a ação térmica nos produtos é mais comum. Mas é preciso cuidado, pois algumas superfícies podem se deteriorar com altas temperaturas.

Ação temporal

Qualquer produto de limpeza tem um tempo específico e mínimo de ação para remover as sujeiras. Por isso, determina-se esse tempo de ação do detergente pela superfície, quantidade de sujeira e especificações de produto de limpeza.

Dessa forma, é essencial que o profissional de limpeza respeite o tempo de ação temporal de cada produto. E isso para que esse detergente exerça sua função de limpeza.

Ação mecânica
A ação mecânica diz respeito a ação de eliminação da sujeira. Ou seja, esse procedimento de eliminação pode ser feito de maneira manual ou mecânica. Por exemplo, o profissional de limpeza pode usar um pano e retirar a sujeira pelo movimento de suas mãos. Ou usar uma máquina específica para esfregar uma superfície.

No entanto, seja manual ou com maquinário, essa ação causa pressão e fricção entre a superfície, a sujidade, o produto e o equipamento. Portanto, é necessário que o profissional de limpeza conheça todos os itens e suas particularidades para não deteriorar as superfícies.


Comentários