Quando se trata de uma empresa de alimentos todo cuidado se torna pouco, já que deve-se eliminar todo e qualquer risco de contaminação.
Portanto, se faz necessário analisar como se deve lavar o uniforme, quais os riscos de uma lavagem incorreta e mostrar como os que entendem do assunto agem nestes casos.
Contaminação cruzada
A contaminação cruzada ocorre quando algum tipo de agente contaminante externo entra em contato com o alimento.
Desse modo, podem ser agentes:
Físicos
Biológicos
Químicos
É muito importante se atentar aos riscos de se contaminar cruzada, tendo em vista que essas se tornam agentes responsáveis por colocar em risco os consumidores dos produtos..
A importância de se lavar de modo certo o uniforme de quem trabalha em uma indústria de alimentos surge neste momento.
A lavagem dos uniformes
A lei do Brasil prevê que o dever de higienizar o uniforme é de responsabilidade do trabalhador, menos naqueles casos que for necessário lavar de modo especial.
Ou seja, existem casos onde têm-se apenas que tomar o cuidado de lavar de modo certo os uniformes para evitar maiores danos, como a contaminação cruzada.
Ainda, é importante dizer que além do uniforme limpo, a troca diária deve se realizar de maneira correta e utilizar apenas dentro da indústria.
Por fim, se usa também cabelos presos e protegidos, sapatos fechados e botas de borracha para realizar a limpeza.
Desse modo, os uniformes estarão sempre limpos e os riscos de se contaminar cada vez mais baixos.
Soluções lavanderia: como lavar uniformes industriais?
A higiene dos uniformes nas indústrias de alimentos é sempre muito falada tendo em vista que é de muito importante para evitar contaminações.
A primeira diferença para com as roupas comuns, é que não basta somente limpar e retirar as sujeiras visíveis, tem que garantir desinfetar o uniforme.
Isto é, além de retirar os restos de sujeira deve-se afastar todo e qualquer risco de um agente perigoso estar presente na roupa.
No entanto, para a higiene do uniforme mediante soluções lavanderia, alguns fatores são importantes:
A ação mecânica da máquina de lavar
Temperatura certa
A ação química dos produtos, como PH
Tempo de contato
Por exemplo, para lavar uniformes industriais se recomenda água morna, sem que ultrapasse 60°C pois pode danificar o tecido.
Ainda, é importante que seja lavado na máquina, pois essa possui a força capaz de higienizar o uniforme do modo certo.
Desse modo, estima-se que 25 ou 15 minutos de duração em uma temperatura de 71,1°C e 85°C, elimina os microrganismos que trazem doenças da roupa.
Resultados de lavar errado
As soluções lavanderia e outros meios existem para que a lavagem do uniforme industrial seja feita de modo certo, deixando limpo.
Portanto, lavar de modo errado esses uniformes gera os riscos de uma possível contaminação cruzada e a transmissão de doenças através do produto alimentício.
Mas não só isso, lavar o uniforme do modo errado pode atrapalhar todo o processo, como por exemplo:
A temperatura em excesso: acaba por manter a sujeira e destruir as fibras, além de inativar alguns ativos.
Utilizar produto químico em excesso: destrói as fibras, eleva o custo do processo e dificulta que a remoção completa seja realizada, podendo até mesmo entrar em contato com a pele.
O excesso de tempo: além de aumentar os custos da energia, eleva também o da mão de obra e de se instalar.
Desta forma, os maiores custos no que se refere a higienização dos uniformes de uma indústria alimentícia é acerca da reposição destes.
Por essa razão há a preocupação sobre evitar ao máximo danificar as fibras têxteis, controlando a temperatura e o excesso de produtos químicos.
Quem entende sobre lavar soluções lavanderia
Atualmente há empresas como a G2F Distribuidora que são especialistas em processos de lavanderia
Processos que oferecem lavar a roupa de modo inovador para clientes de diversos segmentos e de maneira a promover ganhos e ser sustentável.
As soluções lavanderia desempenham um papel importante na questão de higienizar os uniformes,
A preocupação se torna maior quando se coloca à frente da saúde dos consumidores, devendo, portanto, buscar sempre os melhores meios de se manter a higiene de tudo que entra em contato.
Conclusão
Em suma, a importância de se higienizar do modo certo o uniforme industrial consiste em:
Evitar riscos a contaminação cruzada
Manter a saúde do consumidor
Preservar as fibras e a segurança do uniforme
Abaixar custos que pode se elevar com a má limpeza
Limpar a sujeira e manter a higiene do uniforme
Portanto, deve-se realizar uma higiene para se trocar todo dia os uniformes e se manter o padrão desejável em uma indústria de alimentos.
Desse modo, empresas que entendem do assunto como soluções de lavanderia são uma opção boa para não ter os riscos existentes.
Comentários