Distribuidora de produtos de limpeza

30 de abril de 2022 Redação G2F Comentários

Com diferentes fins e utilizadas por vezes em situações distintas, muitas pessoas não sabem a diferença entre limpeza, higienização e sanitização.

Isso ocorre porque pode se confundir e utilizar as palavras de modo errado, por não se saber a diferença existente de uma para a outra.

Desse modo, por exemplo, quando se deseja dizer “sanitizar” ou “higienizar” se torna muito comum ouvir “limpar” no local dessas, pois se entende incluir as demais.

No entanto, não ocorre dessa maneira já que cada palavra possui o seu significado e a sua aplicação certa, devendo ocorrer essa diferença.

O que é limpeza?

Em suma, limpar significa retirar a sujeira daquela superfície em questão, de modo que não há maiores segredos ou dificuldades.

Ou seja, é o meio mais prático e que a população utiliza quando se deseja lavar os objetos presentes na rotina, como roupas e carros.

Desse modo, limpar pode dizer respeito a utilizar produtos químicos no seu processo, assim como esfregar e enxaguar também fazem parte da ação.

Isto é, ao esfregar e enxaguar com a presença de produtos para fins de limpar além da água, pode-se reduzir em até 60% os organismos presentes.

Desta forma, somente limpar com água não pode se considerar o bastante para se eliminar as bactérias e vírus no processo.

Portanto, se desejar um meio mais profundo do que limpar, retirando os organismos presentes, deve-se buscar meios como higienização e sanitização.

O que é higienização?

De modo geral, diz respeito ao processo de se limpar e após desinfetar o objeto em questão.

Isto é, se torna uma ação após se limpar, pois não fica somente no ato de retirar as sujeiras do local, mas sim também de se desinfetar.

Desse modo, o objetivo principal de se higienizar algo, assim como limpar, e remover resíduos que fixam nas superfícies.

Ou seja, se retira a contaminação que se encontra visível nas superfícies, diminuindo desse modo os agentes existentes no local.

Contudo, não serve apenas para limpar aquilo que se deseja, pois assim não haveria diferença entre as palavras.

Desta forma, higienizar é uma etapa após se limpar ou remover as sujeiras, pois consiste em matar as bactérias que ali estão presentes.

Em suma, primeiro deve-se limpar o local para retirar os restos que estão ali e após, se desejar e se for necessário, realizar a higiene para retirar os microrganismos.

O que é sanitização?

Diferente de limpar e higienizar, é um processo que menos se usa nas áreas comuns e de rotina, uma vez que necessita de mais cuidados especiais.

Isto é, há todo um envolvimento dos órgãos de saúde pública, já que este é o responsável por estabelecer um nível que se considera seguro de higienização e sanitização.

Desse modo, é um processo que reduz as bactérias e os microrganismos presentes no local ou objeto.

No entanto, o órgão público possui importância devido essa redução ocorrer até o nível que se considera seguro por este.

Portanto, sanitizar significa proteger a saúde pública de maneira segura, sem que se perca a qualidade do produto e nem a segurança, por exemplo.

Isso ocorre devido ser importante para certos locais, de modo que não basta só limpar e higienizar.

Em suma, a necessidade de sanitizar um ambiente surge com frequência em locais como hospitais e indústrias de alimentos, em que surgem o perigo de se contaminar.

Desta forma, um local com a constante presença de vírus e bactérias, além do local que transfere produtos e alimentos para a população, necessita de se sanitizar.

Limpeza, higienização e sanitização: qual a mais utilizada?

Há diversos meios sobre se lavar ambientes e objetos que por vezes se confundem, como:

  • Limpar: mecanismo simples e prático para apenas retirar as sujeiras que estão presentes, podendo utilizar produto químico, enxague e água.

  • Higienizar: mecanismo que se realiza após a limpeza, para reduzir os microrganismos presentes.

  • Sanitizar: processo mais certo, com um padrão de redução de bactérias que se considera seguro pelo poder público.

Desse modo, pode-se dizer que ambas palavras se utilizam em meios e locais diferentes, a depender do fim a qual se deseja.

No entanto, acaba que limpar um local ou objeto se torna o mais simples dessas ações e, portanto, ocorre antes das demais etapas.

Isto é, não há como realizar as ações sem antes estar limpo e por essa razão a limpeza é a mais utilizada das três.

Ainda, limpar ocorre com mais frequência até mesmo nos lugares mais simples e que não necessitam de tantos cuidados especiais.

Ou seja, o simples ato de lavar um carro, de limpar uma casa, de lavar alguma roupa, já mostra a ação de limpar, sem precisar necessariamente reduzir as bactérias presentes.

Por fim, a higienização e sanitização acabam por se utilizar em casos mais certos e que podem até ser frequentes, mas que não ocorrem sem a limpeza anterior ao processo.

Limpeza, higienização e sanitização: qual a melhor?

Como geralmente o de fato limpar o ambiente ou objeto acaba sendo uma etapa antes de higienizar e sanitizar, pode se considerar como indispensável.

Contudo, higienizar um ambiente ou sanitizar o mesmo atingem o fim desejado que é a redução dos organismos presentes.

Ocorre que de fato cada uma tem a sua importância e seu objetivo, não podendo haver uma definição geral de qual é melhor.

Ou seja, para um ambiente que necessita de uma redução das bactérias de forma contínua, como um hospital ou uma indústria, a melhor opção é essa.

No entanto, para uma simples lavagem de um objeto, como, por exemplo, um carro, limpar é o suficiente.

Portanto, cada ação tem seu momento e seu objetivo específico, tornando todos importantes e ligados entre si.

Conclusão

Limpar, higienizar e sanitizar são métodos diferentes, mas que possuem relação de modo que sua diferença ocorra somente no fim para qual se utilizam.

Isto é, para situações gerais uma simples limpeza funciona de maneira eficaz e produz os resultados desejados.

Todavia, em certas situações é necessário se realizar uma higienização e sanitização para reduzir as bactérias, sendo portanto, cada um com a sua importância.

Comentários