Distribuidora de produtos de limpeza

9 de mar�o de 2022 Redação G2F Comentários

Mesmo com a melhor preparação de fermentação, às vezes a cerveja pode apresentar um gosto ruim. Dessa forma, muitos se perguntam em qual processo ocorreu algum erro para modificar, de maneira negativa, o sabor da bebida.

No entanto, a alteração do gosto da cerveja, muitas vezes, não é resultado de um processo falho em sua preparação. E nem da utilização de ingredientes ruins. Mas sim de equipamentos contaminados por proliferação de microorganismos indesejáveis. Pois equipamentos contaminados podem, não só, alterar o sabor e o cheiro da cerveja como causar intoxicação alimentar no consumidor.

Portanto, quem trabalha em cervejaria precisa conhecer e ser adepto do CIP. Do inglês, Clean in Place, esse procedimento de limpeza se refere à higienização das partes internas de uma máquina de produção de cerveja. Afinal, essas partes são difíceis de serem acessadas e inspecionadas.

Dessa forma, o sistema CIP limpa toda a superfície interna dos equipamentos e as estruturas que eliminam sujeiras e resíduos. Mas, seu principal objetivo e função é destruir os microorganismos indesejáveis que causam doenças nos consumidores de cerveja.

Assim, a cervejaria ser adepta da limpeza CIP é essencial para os consumidores e, assim, para a própria empresa. No entanto, para a CIP ser efetiva, o operador tem que usar produtos eficientes e confiáveis e adequados como os da Diversey.

Descubra mais sobre a limpeza CIP e sua utilização em uma cervejaria, além das soluções diversey para esse procedimento. Confira!


Como funciona a limpeza CIP?

Existente há, aproximadamente, 50 anos e utilizada em diversas áreas da indústria, como a de bebidas, a CIP é rápida e eficiente. Principalmente quando se compara esse sistema com a limpeza manual. Afinal, a última exige montagem e desmontagem de equipamentos e é mais trabalhosa.

Então deve ser feita por um profissional especializado ou por alguém que tenha conhecimento dela. Além de sempre usar equipamentos de segurança e produtos eficientes.

Ou seja, a limpeza CIP é um método de limpeza de equipamentos de indústrias, principalmente de bebidas e alimentos. Nele, há desmontagem mínima dos equipamentos, mas sempre o envolvimento manual de um operador, além de produtos químicos.

Em uma cervejaria, a CIP se caracteriza por apresentar uma mistura de produtos químicos, calor e água. E isso tem o objetivo de que essa mistura limpe as máquinas, os vasos e as tubulações sem precisar desmontá-los.

Para ocorrer a limpeza, o operador tem que aplicar um produto, detergente ou desinfetante, que seja adequado ao fluxo e a vazão , pressão e temperatura da máquina. E isso por um certo período para assegurar que a limpeza seja eficaz.

Todo esse processo da limpeza CIP demora, aproximadamente, de 15 minutos a 1 hora. Contudo, o tempo pode variar de acordo com o produto químico usado. Assim, ao seguir esse procedimento, a limpeza CIP removerá a sujeira das máquinas. Essa que pode ser visível, como corpos estranhos, ou invisíveis, que são as bactérias causadoras de doenças.

Portanto, usar a limpeza CIP de maneira regular produz resultados positivos para a cervejaria. Pois garantirá a segurança e saúde do consumidor e, consequentemente, sua fidelização e a imagem positiva da empresa.


Etapas da limpeza CIP

Fora as etapas de enxágue, um exemplo de limpeza CIP apresenta três etapas distintas. Isso é, cada uma tem um objetivo diferente e remove um tipo diferente de sujeira. Conheça-as agora:

  • Enxágue;

  • Limpeza com Alcalino (elimina sujeiras orgânicas);

  • Enxágue;

  • Limpeza com Ácido (elimina sujeiras inorgânicas);

  • Enxágue;

  • Sanitização (responsável por desinfetar ).

Portanto, a CIP necessita seguir todas essas etapas corretas para ser eficiente. Assim como a utilização dos produtos corretos, como as soluções Diversey.


A importância da escolha do produto certo para a limpeza CIP

Os produtos específicos para a limpeza CIP precisam promover ações térmicas, mecânicas e químicas. Pois, eles irão recircular pelas máquinas por certos períodos de tempo. Dessa forma, para alcançar sucesso e qualidade na produção de uma cervejaria, o produto precisa ser eficiente.

Ou seja, mesmo que você escolha com todo critério o maquinário, a matéria-prima, o marketing e o designer da sua cervejaria, isso não será o suficiente sem o cuidado com a limpeza dos equipamentos. Ou seja, é essa atenção com a limpeza CIP que dará boa qualidade para a cerveja.

Dessa forma, a limpeza CIP é essencial para o sucesso da produção nas cervejarias. Já que ela garante locais limpos e sanitizados sem a presença de resíduos visíveis e de bactérias e fungos. E para ajudar a sua cervejaria com essa questão a Diversey oferece várias soluções.

Assim, é essencial que os produtos de limpeza para as cervejarias tenham algumas características que os da Diversey possuem:

  • Propriedades umectantes, sequestrantes e emulsificantes excepcionais;

  • Ser extremamente eficaz contra sujeiras visíveis e invisíveis, além de eliminá-las e dispersá-las;

  • Misturar-se homogeneamente com a água;

  • Usar baixa concentração de produto, mas promover uma grande limpeza;

  • Não gerar espuma;

  • Não deixar resíduos de detergente no enxágue;

  • Não ser tóxico e nem corrosivo, de modo que seja biodegradável;

  • A Anvisa e o Ministério da Saúde precisam regulamentar o produto.


Adquira os produtos da Diversey como soluções para sua limpeza CIP

A indústria de bebidas movimenta uma grande porcentagem do PIB do Brasil, de maneira a ser importantíssima para a economia. Assim, a Diversey é uma multinacional e líder mundial no segmento de higiene e limpeza que tem os melhores produtos para a limpeza CIP. Pois eles são especializados em eliminar microorganismos patogênicos.

Dessa forma, a G2F Distribuidora dispõe de produtos autorizados e exclusivos da Diversey no Espírito Santo. E qualquer empresa, inclusive cervejarias, podem buscar pelos produtos e serviços da G2F Distribuidora. Sejam elas pequenas ou grandes.

Desse modo, se você for um gestor de cervejaria e precisa de qualquer ajuda com os produtos Diversey ou com a limpeza CIP, conte conosco!

A G2F Distribuidora está disponível para auxiliá-lo na busca e compra pelos melhores produtos de limpeza. Além de, também, trabalhar com manutenções e trocas de itens e peças. Portanto, entre em contato e faça um orçamento conosco para garantir saúde e segurança para sua empresa e seus consumidores.


Comentários