Distribuidora de produtos de limpeza

15 de julho de 2022 Redação G2F Comentários

Os processos de limpeza são obrigatórios para qualquer espaço, seja doméstico ou empresarial. Quando se trata sobre locais que trabalham com a saúde, como hospitais, laboratórios e clínicas, a higienização garante bem-estar e segurança para todos.

Dessa forma, a limpeza clínica é crucial para o dia-a-dia dos estabelecimentos de saúde. No entanto, há duas formas de realizar a limpeza clínica, a limpeza terminal e a concorrente. De maneira que ambas possuem suas particularidades e tarefas para conservar o ambiente e manter a saúde de todos.

Para realizar a higienização do ambiente de forma eficaz, o responsável precisa utilizar produtos de limpeza bons e específicos. Assim, orienta-se a realizar a limpeza clínica com as soluções diversey para resultados eficientes.

Portanto, conheça mais sobre a limpeza clínica e as diferenças limpeza terminal e concorrente. Além das soluções diversey disponíveis para essa finalidade. Confira!


A importância da limpeza clínica

A limpeza clínica é aquela responsável por remover todas as sujidades de superfícies, materiais e equipamentos bem como reduzir a carga de patógenos. Assim como do ambiente de serviços de saúde em geral. E isso para deixar o espaço com um grau mínimo de contaminação. De maneira a reduzir qualquer possibilidade de transmissão de patógenos. Ou seja, a prática de limpeza clínica é fundamental, assim como suas boas práticas.


O que é limpeza terminal?

A limpeza terminal é um processo de higienização de limpeza clínica mais complexo do que os outros. Afinal, ela se caracteriza pela desinfecção e higienização de maneira mais completal do ambiente que destina à saúde.

Dessa forma, a limpeza terminal pode ocorrer de de maneira menos frequente por conta do seu aspecto mais intenso e pesado. No entanto, a periodicidade exata para essa limpeza clínica depende da característica da instituição. De modo que enfermarias e quartos precisam dessa limpeza após óbitos, altas ou transferências de pacientes.

Também, cada área tem sua necessidade e particularidade o que faz com que o responsável pela limpeza deva considerar esses aspectos. Por isso, os produtos precisam ser adequados para a limpeza terminal e G2F tem diversas soluções diversey para esta aplicação.

Assim, o objetivo da limpeza terminal é reduzir qualquer tipo de sujeira e patógenos. E tudo isso para evitar possíveis formas de contaminação.


Características da limpeza concorrente

A limpeza concorrente é aquela que o profissional de limpeza realiza com mais frequência, por isso é menos complexa do que a terminal.Dessa forma, a limpeza concorrente também visa reduzir os riscos de infecção, mas sua realização é diária. De forma que as necessidades da limpeza concorrente podem ser mais do que duas vezes por dia.

Afinal, cada empresa da área da saúde tem diferente uma rotina diferente, assim como demanda. Por isso, a regularidade da limpeza concorrente, assim como os locais de limpeza são diferentes.

A maior característica da limpeza concorrente é que ela é mais rápida e simples do que a limpeza terminal. Afinal, na grande maioria dos casos esta limpeza ocorre com o paciente ainda internado no local.


As diferentes áreas do estabelecimento de saúde

As áreas de um estabelecimento de saúde são classificadas de acordo com o risco e consequentemente tem frequencia de limpeza e desinfecção relativa a sua complexidade.

  • Críticos: Os locais críticos são aqueles que possuem maior risco de infecção para os seres humanos. De modo que são críticos ambientes como UTIs, clínicas, salas de cirurgia e materiais de esterilização;

  • Semicríticos: Essas áreas são aquelas que abrigam pacientes com doenças com baixa transmissão, assim como enfermidades não infecciosas. Como sala de pacientes ou centros de triagem;

  • Não críticos: Os setores não críticos se caracterizam por serem aqueles em que não há procedimentos médicos. Essas áreas são a recepção ou setores administrativos.


Diferenças entre limpeza terminal e concorrente

Tanto a limpeza terminal quanto a concorrente mantêm a conservação e segurança dos ambientes clínicos e hospitalares. Afinal, ambas têm a finalidade de eliminar possíveis agentes infecciosos dos ambientes. No entanto, há diferenças entre ambas, como o cronograma de limpeza de cada uma delas.

A limpeza concorrente é feita diariamente em dependências dos locais de saúde, por meio de serviços mais básicos, como retirada de lixo. Ou seja, ela visa a manutenção do espaço ao repor materiais de uso contínuo ou tirá-los.

Já a limpeza terminal costuma não ser diária por ter uma característica mais complexa. De modo que ela higieniza o ambiente o qual um paciente estava.

No entanto, esse tipo de limpeza clínica segue um cronograma de limpeza. O que faz com que periodicidade varie de acordo com o ambiente e com as necessidades da empresa.


Dicas de limpeza clínica

A limpeza clínica, terminal ou concorrente, precisam que suas tarefas sejam feitas com atenção e cuidado. Afinal, elas são responsáveis pela área hospitalar que tem de ser eficaz e precisa. Por isso, para realizar essa higienização, o profissional responsável precisa se atentar para:

  • Utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para evitar contágios;

  • Não reutilizar objetos como panos para não transferir os patógenos de um lugar para outro;

  • Ler e seguir todas as instruções dos produtos de limpeza para eles funcionarem corretamente.


Soluções diversey para a limpeza clínica

Para a limpeza clínica atingir seu objetivo de eliminar patógenos e evitar contágios de microrganismos, ela precisa ser feita com produtos adequados.

Dessa forma, a Diversey, uma empresa americana que atua no Brasil, tem o objetivo de proteger e cuidar das pessoas. Assim, a empresa desenvolve e trabalha com tecnologias de limpeza para prevenir e higienizar.

A Diversey tem soluções diversey específicas para a área da saúde. De modo que a limpeza clínica com esses produtos elevará a qualidade dos serviços e o bem-estar e saúde dos pacientes, colaboradores e visitantes.

Portanto, conheça o amplo portfólio de soluções diversey voltadas à prevenção de infecções. Essas soluções integram tecnologias, como a do AHP, para limpeza e desinfecção rápida, eficaz, sustentável e responsável. De maneira que garantirá ambientes de saúde mais seguros.


Comentários